A.S.Al.Ex. – o segredo para um verão saudável

23 de janeiro de 2024
0 Comments

Não é nenhuma fórmula mágica ou composição de remédio. O termo acima são as letras iniciais de Água, Sol (proteção), Alimentação e Exercício, os fatores de maior importância para ter uma boa qualidade de vida durante a estação de ano mais quente. DANAMED Comunica explica como aproveitar o verão e manter sua saúde o ano inteiro.

Tomar muita água, tomar sol sempre com os cuidados para proteção da pele, manter uma alimentação balanceada e rica, e não interromper sua rotina de exercícios físicos.

Parece fácil, mas seguir estas recomendações, que formam a sigla A.S.Al.Ex pode ser muito difícil se não houver perseverança e conscientização da importância de cada uma delas para a nossa saúde e bem estar, principalmente no verão, onde as pessoas ficam mais descompromissadas de rotinas e horários.

Nosso organismo necessita da ingestão de no mínimo dois litros de água diariamente para que todos os órgãos e ciclos metabólicos atuem corretamente, mantendo o equilíbrio hormonal, o bom funcionamento dos sistemas cardiocirculatório, respiratório, digestivo e demais.

E não basta apenas beber água quando estamos com sede. É preciso nutrir nosso organismo desse líquido vital antes que os sinais de sede se manifestem, pois esse já é um alerta de que temos que repor os líquidos que perdemos pela respiração, suor e urina.

Por falar em sede, também é importante lembrar que os efeitos da exposição solar podem ser benéficos se tomados alguns cuidados, mas extremamente danosos sem esses cuidados. Além do desconforto e irritação causados à pele pela exposição prolongada ao sol, existe o risco do surgimento de câncer de pele.

Há dois tipos básicos de câncer de pele, o não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, e o melanoma, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O não melanoma representa 95% do total dos casos de câncer de pele.

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas. Apresenta-se como manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Nos cuidados com a alimentação é recomendável procurar manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, dando preferência a alimentos mais leves e saudáveis. Isso não significa se privar totalmente de um bom churrasco ou uma feijoada de vez em quando.

Mas, especialmente, no verão esses alimentos mais pesados e de difícil digestão podem causar mais problemas do que satisfação e bem estar. Se abusou no almoço de domingo, contenha-se no jantar e retome o equilíbrio nos demais dias da semana. Nenhum alimento faz mal, o excesso e o consumo frequente é que devem ser evitados.

Por fim, o “Ex” de exercícios. Nosso corpo não foi programado e construído para viver de forma sedentária. Em épocas passadas, sem o conforto dos meios de transporte e as comodidades da tecnologia, o ser humano se exercitava nas suas atividades cotidianas, andando ou correndo, subindo e descendo, tendo que se exercitar carregando coisas de um lugar para outro.

O mundo moderno exige cada vez menos esforço de nossos músculos e se não seguirmos uma rotina de atividades físicas que façam a compensação dessa baixa solicitação de nossas capacidades físicas estamos condenados a um decréscimo de força, agilidade, velocidade, flexibilidade e outras competências físicas.

 Manter essa rotina de atividades físicas mesmo no verão é extremamente satisfatório e benéfico para todo o nosso corpo e ele nos agradece nos aspectos físicos, mental e social.

E então, preparados para o verão? Pode fazer de tudo, mas com moderação e consciência. Assim podemos aproveitar bem o sol, com mais disposição e alegria sem ter que se preocupar no resto no ano.