Qual sua opinião sobre o benefício Danamed?

14 de maio de 2021

Fizemos uma pesquisa para conhecer as opiniões dos nossos funcionários sobre nosso benefício de saúde – para validar e alinhar nossos esforços. Saiba mais. 

Sempre apresentamos no Danamed Comunica informações obtidas na pesquisa realizada com nossos funcionários em nossas operações no Brasil, e assim dividir com você algumas das dúvidas e questões sobre o benefício de saúde, entendendo melhor a percepção sobre este importante benefício.

A pesquisa foi totalmente anônima, espontânea e sigilosa, assim, reunimos as opiniões emitidas sobre um mesmo assunto e apenas publicamos o resumo das informações e transcrevemos alguma das entrevistas apenas com o setor e local de trabalho, de maneira fique preservada a identidade do funcionário.

Avaliação de satisfação

Como você prefere olhar para os números? Um viés negativo diria que 1 um em cada 4 pessoas não estão satisfeitas com algum aspecto do plano de saúde. Mas quase 75% das pessoas estão satisfeitas. Apenas 26,5% dos entrevistados atribuiu nota até 6, em uma escala de zero a 10. Todas opiniões são importantes e procuramos escutar e entder para sempre melhorar. Mas a grande maioria está satisfeita, 73,5% estão satisfeitos com os serviços oferecidos, atribuindo nota acima de 7, com metade destes – quase 40% das pessoas – avaliam nosso benefício de saúde com notas 9 e 10.

O benefício de saúde é muito i9mprotante mas a maioria de nós só valoriza quando usa ou precisa dele. E os depoimentos de quem usou e precisou são muito convicentes. Veja:

“Me sinto assegurado (pelo benefício), a nota é 10. Toda vez que precisei, eu fui bem tratado, nunca me deixou na mão. Eu já tive dois filhos internados pelo convênio e não tive nenhuma dor de cabeça.” – Operacional, Jundiaí (SP)

“Hoje, ter o benefício que a gente tem na Dana aqui, é totalmente superior ao que eu tinha. Em relação aos médicos disponíveis e a atenção que eles dão para a gente.” – Operacional, Sorocaba (SP).

Dentre os pontos apontados como positivos para as notas acima de 7 estão:

  • A facilidade para liberação de exames.
  • A alta qualidade dos serviços recebidos.
  • A boa quantidade e disponibilidade de conveniados.
  • A importância de ter um benefício saúde.
  • Outros sentimentos identificados na pesquisa foram a segurança e amparo. Quando perguntados se sentiam-se amparados e seguros em relação ao benefício saúde da Dana, 80,7% declaram se sentirem seguros, com notas acima de 7, e 92% reconhecem que a Dana verdadeiramente se preocupa com a saúde de seus funcionários.

“A Dana se preocupa com cada funcionário. Ela oferecendo um plano de saúde, está fazendo a parte dela. Ela está dando assistência para o funcionário trabalhar com saúde, trabalhar bem e na hora que ele precisar, ele tem onde recorrer. A gente tem que levantar a mão e agradecer. Tem firma que não dá é nada.” – Suporte à Produção, Jundiaí (SP).

Quando solicitado que apontassem os pontos mais importantes que um benefício saúde deve ter, os quesitos com maior indicação foram:

  • A qualidade nos serviços e atenção dos profissionais – 47.6%.
  • Grande quantidade de conveniados – 45,7%.
  • Coparticipação não ultrapassar 30% – 43,4%.

“Que a gente pegue um profissional que realmente te examine, que converse. Uma vez ou outra já aconteceu de eu chegar no hospital e disse que estava meio ruim, que eu achava que estava com rinite, aí o pessoal já te trata como se fosse rinite e te manda embora. Acho que seria um médico que te avalie, que ele enxergue todas as possibilidades do problema que você tem.” – Técnico – Jundiaí (SP).

“Acho que essa questão de ter bons especialistas. Quando a gente precisar, ter onde recorrer. Com o outro plano era uma dificuldade imensa de conseguir médico, ligava e não atendia” – Analista – Gravataí (RS).

Existem problemas e reclamações, são oportunidades de melhoria

Não ignoramos o feedback negativo, não queremos escutar apenas elogios e satisfação. O objetivo da pesquisa também era identificar os pontos críticos que afligem nossos funcionários e dependentes e que podem afetar sua satisfaçoa ou mesmo sua saúde. Os 3 pontos que mais preocuparam nossos entrevistados foram:

  • O valor da coparticipação – nota média de 7,4.
  • Rotatividade dos conveniados – nota média de 7,4.
  • Quantidade de convênios – nota média de 7,2.

“O desconto o cara nunca acha bom, mas eu vendo o valor que é cobrado na rua, acho super bom, pela qualidade.” – Operacional – Gravataí (RS).

“No contracheque vem só um valor fechado. Não diz quantas consultas e exames. Isso (o valor de cada serviço) só entrando no site. Tem o valor da tua contribuição e quanto a Dana pagou. É importante a pessoa entender, porque tem a participação da empresa que é bem relevante”. – Técnico – Gravataí (RS).

“A minha menina precisou passar por um alergologista infantil e deu muito trabalho para achar porque na época ela tinha 3 meses. E quase não tinha no convênio e os que tinham a agenda, eram muito longe.” – Operacional – Sorocaba (SP).

“A quantidade de convênios é satisfatória, mas é muito centrada em Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí. Em outros lugares vai diminuindo. Eu moro em Canoas, com o esquema da pandemia, eu estou usando o hospital de Novo Hamburgo.” – Técnico – Gravataí (RS).

Está claro que todos percebem o cuidado que a Dana tem com a saúde de seus colaboradores, reconhecem que esse é um diferencial da empresa e está coerente com o lema que a Dana prega – “Saúde e segurança em 1º lugar.” As maiores vantagens apontadas pelos entrevistados foram:

  • Ter um benefício saúde.
  • Não gastar num plano privado.
  • Não depender do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Eu nunca tive nenhuma preocupação com o plano. Sempre consegui tudo que precisei. É excelente, fora de série. É uma coisa que para mim é primordial. Pode até ter uma empresa que ofereça um salário melhor, mas sem um plano que nem da Dana não vai me levar.” – Técnico – Gravataí (RS).

“Os médicos que me consultei por último são muito atenciosos. Nada para reclamar, só elogiar.” – Operacional – Gravataí (RS).

“Que eles continuem olhando isso com a importância que eles olham hoje, porque é um dos pilares importantes de cuidado com o funcionário e dá para a gente uma segurança muito grande. Faz com que a gente sinta que fazemos parte de algo maior, que tem alguém olhando por nós.” – Supervisor – São Paulo (SP).

Seguiremos acompanhando estes tópicos e dividindo com você outros pontos importantes da pesquisa.

 

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