Junho Vermelho: que tal doar vida?

17 de junho de 2022
0 Comments

Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas em que seja necessária a transfusão. Todos podem ajudar a salvar vidas. Que tal aderir a nossa campanha de doação de sangue? 

Doar sangue é um ato que ajuda muitas pessoas que necessitam deste ato de amor, especialmente aquelas que passaram por cirurgias, sofreram algum tipo de acidente ou estejam fazendo quimioterapia ou outros tratamentos. Como não pode ser produzido artificialmente é necessário voluntários para manter os estoques dos hemocentros abastecidos e prontos para atender os casos que surgirem.

Quem pode doar?

Podem doar sangue os voluntários com idade entre 16 e 69 anos, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar, porém é necessário autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.

Também existem critérios que permitem ou impedem uma doação e são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde. Estes critérios são verificados nos procedimentos de triagem feito antes da doação e são importantes para proteção ao doador e a quem vai receber o sangue.

Alguns cuidados que devem ser tomados por quem está apto para doar.

  • Consuma alimentos leves, não é possível doar em jejum.
  • Evite consumir alimentos gordurosos no dia da doação.
  • Mantenha se hidratado.

Doe, é fácil e faz bem para ambos

Ao chegar ao local é feito primeiramente um cadastro com dados pessoais e gerais do doador. Lembre-se sempre de levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte).

Após o cadastro é feita a triagem clínica. Uma entrevista que avalia as condições de saúde da pessoa que vai doar e os riscos para a pessoa que vai receber. Na triagem clínica são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato para a doação de sangue.

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Após a doação de sangue é recomendável tomar alguns cuidados.

  • Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante para o doador continuar se sentindo bem durante o dia.
  • É importante também evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.
  • Se fumante, evite fumar por cerca de 2 horas.
  • Evite bebidas alcóolicas por 12 horas.
  • É prudente não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho nas próximas 12 horas.

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!

 

Leave a Comment