Friozinho né, que tal uma sopinha?

25 de julho de 2022
0 Comments

Já dizia a vovó, “prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém”. Não só não faz mal, como faz muito bem, pois a canja, assim como outras sopas são nutritivas, garantem a reposição de energia, vitaminas, minerais e dão aquela sensação de conforto. Veja os benefícios de inclui-las na dieta com mais frequência.

Sabia que a sopa existe há no mínimo 10 mil anos? Bem antes de nossos pais e avós, nossos ancestrais da raça humana já deixavam alimentos em poças d’água fervente para cozinhar e depois consumiam aquele cozimento e o caldo que o envolvia. Nascia, desta forma, a sopa, um alimento nutritivo e que ajudava a manter o corpo aquecido naqueles tempos rústicos e com recursos escassos.

Este caldo resultante da cozedura de legumes, muitas vezes enriquecido com pão, carne ou peixe, ajudou a alimentar diversas gerações ao longo dos tempos, sendo recomendado como o alimento ideal para crianças, idosos e enfermos.

Hoje a sopa é mais que um alimento opcional e já se tornou hábito incluir no cardápio uma entrada com uma sopa antes de um prato principal. Essa tradição vem da culinária francesa, que, no entanto, teve origem na Espanha. Na França esse prato é chamado de “consommé”, um caldo baseado num concentrado de carnes ou pescado, que, geralmente, é servido quente no início da refeição, mas também pode ser frio.

Viu, sopa, além de chique e elegante, é um item fundamental numa alimentação saudável.

A sopa, pelo seu modo de preparação e pelos seus ingredientes tradicionais, é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Para além de ser de fácil digestão é ainda rica em vitaminas e minerais. Os legumes e as hortaliças são muito ricos nestes dois tipos de nutrimentos, que são melhor absorvidos quando se encontram dissolvidos em água.

Como na sopa a água da cozedura não é descarta, não há grandes perdas de vitaminas ou minerais. Adicionalmente, a sopa previne a obesidade e regula o apetite, impedindo o consumo excessivo do prato principal, pois é rica em fibras alimentares que, por sua vez, também são essenciais ao bom funcionamento do aparelho digestivo.

Ela também fornece substâncias antioxidantes que protegem de doenças cardiovasculares. A cozedura da sopa, como é feita a uma temperatura relativamente baixa, também não gera substâncias carcinogênicas, como acontece na fritura.

Este é também o alimento ideal para todos aqueles com dificuldades de mastigação, pois encontram na sopa uma solução para melhorar a sua alimentação.

Quando se ingere uma refeição mais quente, o corpo precisa compensar esse aumento da temperatura e faz circular o sangue já aquecido. Por essa razão, é normal sentir um calor agradável no corpo durante o consumo de um prato quente de sopa.

Se mesmo assim, você ainda resistir a incluir um prato de sopa em sua dieta, experimente a sensação agradável do caldo quentinho aquecendo seu organismo neste inverno!

Leave a Comment