Férias escolares: de olho na saúde das crianças

25 de julho de 2022
0 Comments

As aulas estão em recesso e as crianças em casa brincando com os amigos, na casa de tios e avós ou em viagens com os pais. Esse é um bom momento para repor as energias, mas é, também, o período onde ocorrem mais acidentes e problemas de saúde nos menores. É bom tomar alguns cuidados para evitar problemas.

Segundo registros de hospitais especializados em serviços pediátricos, é durante o recesso escolar de julho que os acidentes em casa se multiplicam. Com os pequenos correndo de um lado para o outro e buscando viver novas aventuras é bem provável que ao menor descuido um tombo ou um escorregão gere consequências que podem ser leves, como um hematoma ou um pequeno arranhão, ou até problemas ortopédicos mais sérios com uma luxação ou fratura.

Outros problemas comuns neste período são alergias e as infecções intestinais.

As alergias e problemas respiratórios são o resultado da concentração de pessoas em locais fechados, pois com o frio, os pais preferem levar as crianças para locais de diversão como shoppings e cinemas e nesses locai, a contaminação por vírus e bactérias é muito mais fácil.

Já os problemas estomacais e intestinais são decorrentes do abuso nas comidinhas prontas, fast foods, salgadinhos industrializados e outras opções não tão saudáveis, além do descuido ao comprar comidas em pontos que deixam a desejar no quesito higiene, como barraquinhas e ambulantes.

Já que não dá impedir e prever todos os riscos, além do que criança saudável é criança correndo, brincando e se divertindo, é melhor estar preparado para os eventuais probleminhas e tentar proporcionar as melhores opções para os pequenos aventureiros.

A opção é buscar ambientes ventilados ou programar brincadeiras ao ar livre. Se o passeio puder incluir exercícios físicos e um lanche saudável, a programação fica ainda mais completa.

O frio é um irritante das vias respiratórias, ainda mais quando o ar está seco. Por isso, tirar a criança de casa, evitando que permaneça longo período na frente do computador, televisão ou videogame ajuda muito.

Alimentação – Já que estarão fora de casa, prefira levar um kit-alimentação com frutas picadas em potes para oferecer para a criançada entre as refeições, substituindo os biscoitos, bolinhos e doces oferecidos pelo comércio do local.

Outras opções saudáveis são as pipocas, cookies e rosquinhas integrais. Esses alimentos têm fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino e podem substituir salgadinhos e frituras.

Se quiser tornar mais agradável esse momento de alimentação, que tal chamar os pequenos para cozinhar. Além de divertido, pode ser o momento ideal para ensiná-lo a alimentar-se de uma forma mais saudável.

Acidentes – Não dá para embalar os pequenos em plástico-bolha, nem eles conseguem jogar bola usando os equipamentos de proteção para andar de skate. Assim, previna com orientações e cuidados básicos, como evitar locais com obstáculos ou instalações que possam oferecer riscos, evitar quadras esportivas e espaços com piso irregular ou danificado e ficar atento ao trânsito de bicicletas, patinetes, patins e skates, por exemplo.

Se a brincadeira for em ambiente fechado, prefira espaços bem ventilados e amplos. Assim, você evita acidentes e infecções respiratórias ao mesmo tempo. Cuidado com os irmãos! Brincadeiras mais brutas ou até lutas podem terminar no hospital. Evite que eles tenham acesso a objetos pontiagudos e cortantes.

Ensine o seu filho a respeitar os animais. Durante as férias, crescem as emergências por mordidas de gatos e cachorros. E lembre-se: mantenha seus bichinhos vacinados.

Lazer – Aproveite as férias para brincar com o seu filho. Vale tudo, mas tente variar: atividades com bola, um passeio de bicicleta, passear em parques, brincar em clubes e até no gramado da pracinha. Isso aproxima pais e filhos e ainda estimula atividades físicas.

Coloque limites no uso do computador e do videogame. Leituras, jogos de tabuleiro e atividades ao ar livre precisam fazer parte da rotina das férias. Se o seu filho faz o estilo mais radical, leve-o para andar de skate, patins ou andar de escalada. Mas não deixe de levar capacete e protetores de joelhos e cotovelos.

Doenças respiratórias – Cuidado com os ambientes fechados e lotados que aumentam os riscos de contaminação por vírus e bactérias. Que tal usar máscaras se forem a algum ambiente assim, como ao cinema? É simples e naõ faz muito tempo que usavamos sempre…

Deixe o colchão das crianças sempre limpo e mantenha o quarto arejado. Retire do quarto das crianças tudo o que acumula poeira e não use produtos de limpeza com cheiro forte. Assim, você evita crises de bronquite, asma e rinite, comuns nessa época do ano.

De resto, é só agasalhar bem as crianças e curtir as férias com eles.

Leave a Comment