Dores nas costas, quem nunca?

31 de janeiro de 2022
2 Comments

Algumas vezes já acordamos com elas, outras vezes elas aparecem durante o dia, e não dá para esquecer que estão ali, não é mesmo? As dores nas costas são um problema comum e frequente para muitas pessoas. Mas, o que fazer para evitar ou reduzir esse problema sem recorrer a remédios ou tratamentos clínicos? Alongue-se!

Elas aparecem a qualquer momento. Pode ser ao levantar pela manhã, durante o dia de trabalho e até mesmo após a prática de esportes ou exercícios físicos. As dores nas costas podem indicar problemas de coluna, inflamação do nervo ciático ou pedra nos rins, e para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada.

No entanto, se a dor surgir de repente, se for muito forte ou se houver outros sintomas associados, como febre ou dificuldade para se movimentar, é recomendável ir ao médico para que sejam feitos exames e possa ser indicado o tratamento mais adequado.

Porém, na maior parte das vezes, a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos de forma inadequada ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas mornas e alongamentos.

Elas podem aparecer depois que você fica muito tempo na frente do computador ou mexendo no celular com a coluna torta, olhando para baixo. Podem surgir, também, logo depois da caminhada ou outro exercício quando você esquece de fazer alongamentos.

Sim, alongar seus músculos e tendões pode ser um grande aliado na luta contra as dores nas costas e pode ser feito sem interferir ou atrapalhar suas tarefas e atividades durante o dia e aliviar esse incomodo.

Vamos começar:

1 – De pé, junte as pernas e curve a coluna para frente. Procure segurar nos tornozelos ou permanecer com os braços esticados em direção ao chão. Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e fique na posição por 15 ou 30 segundos. Volte devagar.

2 – De pé ou sentado, estique o pescoço para o lado, na direção do ombro, até sentir alongar. Fique por alguns segundos e repita para o outro lado. Depois, faça o movimento para a frente, tentando encostar o queixo no peito.

3 – De pé, eleve seus braços e segure em algum lugar alto, como na parte superior de uma porta. Mantenha os pés apoiados no chão. Fique na posição por 15 a 30 segundos.

4 – Sente no chão, estique as pernas para frente, fechadas ou afastadas, e leve as mãos até os pés ou o mais próximo que conseguir. Se fizer com as pernas afastadas, leve uma mão de cada vez. Fique na posição por 15 ou 30 segundos e volte devagar.

5 – Deite de barriga para cima e traga um joelho de cada vez na direção do peito, segurando-o com as mãos. A outra perna deverá estar apoiada no chão e a cabeça deve permanecer reta, olhando para cima. Fique nesta posição por 15 a 30 segundos e troque de perna.

6 – Ainda deitado com a barriga para cima, estenda os braços e pernas. Ponta dos pés para baixo e ponta dos dedos da mão bem estendidas para trás. Faça seu corpo traçar uma linha bem longa no piso e fique na posição por alguns segundos.

Ao fazer os alongamentos, respeite os limites do seu corpo, sem forçar demais. E se sentir dores fortes ou formigamentos por causa do alongamento, procure um médico.

Se gostou destes exercícios, clique na imagem ao lado e obtenha o e-book preparado pelo professor Alexandre Martins, especialista em Educação Física, com mais de 25 anos de experiência. Ele preparou uma série de exercícios de alongamento para todo o corpo para serem feitos em qualquer ambiente, até no escritório ou em um cantinho da sua casa.

2 Comments

  1. zoritoler imol
    31 de março de 2024

    I like this blog very much, Its a rattling nice place to read and find info .

    https://www.zoritolerimol.com

  2. Fitspresso
    25 de abril de 2024

    An fascinating dialogue is value comment. I believe that it’s best to write extra on this matter, it won’t be a taboo subject but generally persons are not enough to talk on such topics. To the next. Cheers

    https://youtu.be/v_p266INsnk

Leave a Comment