Dicas para a volta as aulas sem estresse

21 de fevereiro de 2024
0 Comments

O retorno ao ritmo escolar pode ser desafiador tanto para os pequenos quanto para os adultos. Mas, é possível adotar algumas medidas para facilitar a transição. Confira as recomendações para ajudar na volta às aulas sem traumas e birras!

Agora não tem mais jeito. Acabaram as férias, passou o carnaval e chegou a hora de enfrentar o ano letivo. A dificuldade começa quando as férias acabam, pois, mesmo as crianças que gostam de ir para a escola podem ficar chateadas e desanimadas inicialmente. É normal apresentarem um comportamento diferente nas primeiras semanas, ficarem chorosas e até mesmo adoecer (ou terem sintomas como febre e dor de cabeça nesse retorno.

Todas essas reações são bastante normais e frequentes, pois a volta às aulas representa uma quebra de rotina. Ao entrarem de férias, as crianças mudam bastante suas atividades diárias, afinal é hora de descansar, de poder dormir um pouco mais e, principalmente, ter mais tempo livre para brincar, o que também é muito importante para o desenvolvimento infantil.

É bom saber que não é apenas seu filho que tem essa reação. É preciso entender que esse comportamento da criança na volta às aulas é totalmente natural e compreensível, afinal de contas ela passou dias e dias com familiares e amiguinhos, podendo se divertir, sem ter a obrigação de fazer os deveres escolares e muito menos de ter que dividir seu tempo entre as responsabilidades e tarefas da escola e a diversão natural do universo infantil.

Para muitos pais, grande parte do estresse decorre da preocupação com a experiência que seus filhos terão quando começarem a escola e da ansiedade que podem sentir em um lugar desconhecido, principalmente, para aqueles em idade pré-escolar que vão para uma instituição de ensino pela primeira vez.

Para que a volta às aulas ocorra de forma tranquila e sem sofrimento para a criança, vá preparando-a aos poucos, não espere simplesmente chegar o dia da primeira aula. Envolva seu filho no processo de arrumação do material escolar.

Assim, os pequenos já vão entendendo que está chegando a hora de voltar para a escola e aos poucos vão ficando empolgados. Aproveite esses momentos em que estão organizando os itens da volta e vá conversando, pergunte sobre os amigos que ele está com mais saudades, qual as aulas que mais gosta, como será sua turma no novo ano e outros assuntos que tenham a ver com a rotinas escolar.

Paralelo a isso, aos poucos vá voltando à rotina normal de horários para que seja mais tranquilo no primeiro dia de aula. Gradativamente, retome o horário de dormirem, tente não deixar com que levantem muito tarde, para que o organismo dos pequenos já vá se preparando para a breve mudança de horários.

Mesmo assim, prepare-se com uma dose extra de carinho, compreensão e paciência para possíveis birras e reações adversas ao retorno do compromisso escolar. Conte como você era na idade escolar e faça-o entender que aos poucos o que parece um pesadelo e obrigação se tornará rotina e em breve, com as férias de meio de ano, ele estará com saudades das atividades escolares.

E prepare-se: em agosto você terá que refazer esse processo de adaptação tudo de novo.