Acelerando sua saúde: cuide da sua mente

15 de novembro de 2023
0 Comments

Saúde é estar bem com sua capacidade física, mental e social. Para preservar sua saúde em todos os sentidos você pode contar com a Dana e a DANAMED

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Isso equivale afirmar que estar bem de saúde não significa não ter doenças, mas sim estar com suas condições preservadas nos aspectos biopsicossociais.

Repare na forma de escrever a palavra “biopsicossocial”. Além de ser a forma correta ortograficamente, é a forma correta de tratar sua saúde, tudo junto e conectado, de forma que um problema em uma condição afeta os demais, seja no “bio” (físico), no “psico” (mente) ou no “social” (relacionamentos).

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, conviver bem com as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade geram um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano à economia global. Isso acontece devido à perda de produtividade que esses distúrbios causam.

Já dá para entender o nível de importância da saúde mental intacta e preservada quando o assunto é trabalho.

A saúde mental no trabalho pode ser definida como o estado mental e emocional no qual um colaborador se encontra, bem como a forma como a pessoa reage a situações desafiadoras.

Logo, é possível afirmar que a saúde psicológica de um profissional varia de acordo com um conjunto fatores internos, como distúrbios, inteligência emocional e outros, e fatores externos, como o ambiente de trabalho, a qualidade da comunicação e forma de relacionamento com seus pares.

Os cuidados com a saúde mental no trabalho se revestem de maior importância se considerarmos que um brasileiro passa mais de 40 horas por semana no trabalho. Ou seja, as pessoas passam grande parte de seus dias no emprego.

Isso significa que a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional podem impactar diretamente no estado psicológico delas. Por exemplo, um profissional que passa mais de 8 horas por dia em um espaço estressante, muito provavelmente irá desenvolver algum transtorno mental, que o afetará nos aspectos físicos e sociais.

Existem diversas ações que a empresa pode adotar para melhorar a qualidade de vida no trabalho e boa parte das empresas já possuem equipes cuidando para tornar o local de trabalho um agente promotor de saúde e não de doenças.

Mas existe um fator no qual a empresa não tem qualquer intervenção, que é o próprio trabalhador. Existem algumas atividades de prevenção e manutenção da saúde onde somente o colaborador pode tomar a decisão de cuidar de si mesmo.

De nada adianta a empresa implantar mobiliário ergonômico, oferecer dietas balanceadas nos refeitórios, área de descompressão e convivência ou outros benefícios, se o colaborador não incorpora hábitos saudáveis em sua vida.

Quando o assunto é qualidade de vida no trabalho, alcançar e manter isso é uma responsabilidade da empresa e do colaborador. Cada um fazendo a sua parte, o resultado é “saúde” para todos.