Ansiedade: o que é normal e o que é patológico?

13 de setembro de 2022
6 Comments

Quem nunca suou frio ou perdeu a fome antes de uma prova, uma reunião importante ou evento? Esse estado de alerta é considerado normal e definido como ansiedade saudável. No entanto, quando se apresenta em excesso, de forma desproporcional ao problema apresentado ou sem motivação específica, ela deixa de ser considerada natural e passa a ser identificado como ansiedade patológica e precisa ser tratado com ajuda.

São diversas as circunstâncias, desde o início da vida, que podem gerar ansiedade em um indivíduo: crianças ficam ansiosas em seu primeiro dia na escola; adolescentes, nas vésperas do vestibular; adultos enfrentam a ansiedade frente a compromissos importantes do cotidiano, quando mudam de emprego, nas vésperas do casamento, da formatura ou de outros eventos determinantes para sua vida futura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Aproximadamente 10% da população sofre de ansiedade, uma sensação difícil de ser explicada que gera um medo e apreensão devido a um perigo desconhecido.

Saiba que a ansiedade é uma reação normal do ser humano. Entretanto, existem pessoas incapazes de controlar a ansiedade, e, nesses casos, ela deixa de ser útil, para se tornar um transtorno patológico. Ao invés de prever e reagir a situações cotidianas, a pessoa se sente incapacitada, e sintomas físicos e psicológicos aparecem, causando dificuldades e sofrimento.

Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la.

A ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas, em que precisamos nos proteger. É uma reação normal em determinadas situações, porque nos estimula a entrar em ação, mas que pode ter efeito contrário e paralisar uma pessoa se tiver maior intensidade e duração prolongada. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar as atividades normais do dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Os sintomas podem começar desde criança e persistirem até a fase adulta, sendo os mais frequentes, tontura, tremores, inquietação, suor em excesso, falta de ar, tensões musculares, insônia, sensação de fraqueza ou cansaço, irritabilidade e mudanças de humor, problemas gastrointestinais e/ou palpitações e desmaios.

Quando a ansiedade está fora de controle, se tornando um estado patológico, os sintomas que mais chamam atenção são três medos específicos, que em geral não se concretizam: medo de estar enlouquecendo, medo de ideias suicidas e medo de doenças.

Antes de chegar neste estágio é essencial marcar uma consulta com um médico psiquiatra. Após uma avalição e estudo do caso, o médico irá definir qual método de tratamento é o mais indicado para cada caso, que pode ser apenas um acompanhamento terapêutico com um psicólogo ou terapeuta ou o uso de medicamentos receitados e controlados e, em casos mais agudos, os dois tratamentos combinados, medicamento e terapia.

Na maioria dos casos, algumas atitudes individuais também podem ajudar a controlar a ansiedade e combater seus reflexos na saúde, dependendo única e exclusivamente da pessoa. É fundamental reconhecer que sua condição de ansiedade prolongada é injustificada e adotar hábitos saudáveis de vida, tais como:

  • Busque ajuda e converse sobre o problema com amigos, familiares e pessoas que estejam dispostas a ajudar. Expor seu problema e dividir suas dúvidas pode ser terapêutico.
  • Tenha um hobby e dedique-se a ele uma vez por semana – jardinagem, trabalho voluntário, artesanato ou um pet. Qualquer atividade que não seja o trabalho e que você goste.
  • Faça exercícios físicos diariamente – não precisa ser em uma academia, você pode fazer caminhadas ou corridas em seu bairro, pular corda, andar de bicicleta ou praticar yoga.
  • Respire e inspire profundamente – sempre que você sentir que uma crise de ansiedade está para começar, pare e respire. A meditação também é uma forma de se reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de alegria.
  • Esteja com pessoas que te fazem bem – Não fique pensando exageradamente sobre os compromissos que irão ocorrer no dia. Esteja próximo de pessoas que você ama e converse com elas para relaxar um pouco.
  • Sono e alimentação – Evite as distrações na hora de dormir e tenha uma noite de sono tranquila para descanso do corpo, cuidando também da alimentação, ao tentar não descontar a ansiedade na comida.

Se precisar conversar com alguém sobre isso, converse com nosso time no ambulatório. É discreto e privado, queremos e podemos ajudar.

6 Comments

  1. vpn coupon code 2024
    31 de março de 2024

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts.
    After all I will be subscribing to your feed and I hope you
    write again soon!

    my site; vpn coupon code 2024

  2. vpn special coupon
    31 de março de 2024

    Hi there just wanted to give you a quick heads up and let you
    know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue.

    I’ve tried it in two different web browsers and both show the
    same outcome.

    Also visit my blog post :: vpn special coupon

  3. vpn special coupon code 2024
    6 de abril de 2024

    I get pleasure from, lead to I found just what I used to be
    looking for. You have ended my four day lengthy hunt!
    God Bless you man. Have a nice day. Bye

    Have a look at my web blog – vpn special coupon code 2024

  4. vpn 2024
    7 de abril de 2024

    Undeniably imagine that that you said. Your favourite reason seemed to be on the internet the simplest thing to be mindful of.
    I say to you, I definitely get irked at the same time as other people consider issues that they plainly do not
    recognize about. You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out the whole thing without having side-effects , other folks could take a signal.

    Will probably be again to get more. Thank you

    Here is my website :: vpn 2024

  5. vpn special coupon code 2024
    11 de abril de 2024

    If you would like to improve your know-how only keep visiting this web page and be updated with the hottest news posted here.

    Feel free to visit my web blog – vpn special coupon code 2024

  6. facebook vs eharmony to find love online
    15 de maio de 2024

    Great post. I was checking constantly this weblog and I am inspired!
    Extremely useful info specially the remaining part
    🙂 I care for such information a lot. I was looking
    for this particular info for a very lengthy time. Thank you and good luck.

    Feel free to visit my page; facebook vs eharmony to find love online

Leave a Comment