Cuide dos olhos no inverno

14 de junho de 2023
0 Comments

Preciso usar óculos escuros mesmo em dias sem sol? Porque nossos olhos coçam mais nos dias frios? Verdade que podemos usar colírio quantas vezes quisermos ao longo do dia? Fique com os olhos bem abertos e tire suas dúvidas.

Os dias de inverno, mais frios e secos, pedem diversos cuidados com nossa saúde em geral. O clima mais seco e as baixas temperaturas do inverno não causam apenas problemas respiratórios, mas também podem deixar os olhos mais vulneráveis a doenças como a conjuntivite alérgica, a síndrome do olho seco e diversos tipos de crises relacionadas à alergia.

Essa época do ano é conhecida pelo aumento das doenças oculares, isso porque a concentração de poluentes no ar fica maior no inverno, diminuindo a lubrificação natural dos olhos. Basicamente, a camada aquosa lacrimal dos olhos evapora e com isso as chances de desenvolver doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco e reações alérgicas aumentam.

Por isso, é importante ter cuidados com os olhos no inverno para evitar o surgimento dessa doenças. Veja alguns cuidados:

Não dispense os óculos de sol no inverno. Lembre-se de que os efeitos dos raios solares nos olhos são cumulativos. Por isso, mesmo em dias nublados e de chuva, não saia de casa sem seus óculos de sol, optando por modelos que ofereçam boa proteção UV.

Redobre os cuidados com a limpeza do ambiente e das mãos. Não levar as mãos sujas aos olhos e evitar coçar os olhos.

Use colírios para tratar o olho seco. Fatores ambientais, incluindo aí o ar-condicionado, são as principais causas da sensação de olho seco. O clima seco próprio do inverno, juntamente com vento, fumaça e aumento da poluição, pode causar coceira nos olhos, irritação e lacrimejamento. Para diminuir o desconforto desses sintomas, procure seu oftalmologista para que ele avalie se é o caso de indicar o uso de certos tipos de colírios que servem basicamente para lubrificar os olhos e trazer um alívio imediato.

Viu com é fácil. Fique atento, olho vivo e não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!