Maio Vermelho, como está sua saúde bucal?

23 de abril de 2025
0 Comments

No mês de maio é dado ênfase às campanhas para a conscientização sobre o câncer bucal. Saiba mais e cuide da sua boca.

A campanha Maio Vermelho tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A campanha busca incentivar a população a se manter alerta a quaisquer sinais de feridas e lesões nos lábios e na boca.

O mês de maio foi escolhido por ser o período do ano em que é comemorado o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco, ambos criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e celebrados no dia 31 de maio.

A importância do Maio Vermelho se dá ao fato de que, com o diagnóstico precoce, é possível tratar o câncer de boca e grande parte dos casos é diagnosticado apenas quando a condição já está avançada.

O câncer de boca é um dos tumores que mais afeta a população brasileira e tem origem em hábitos danosos a saúde, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição prolongada ao sol, infecção pelo HPV ou baixo consumo de frutas e vegetais. 

A condição, que também recebe o nome de câncer de lábio e cavidade oral, atinge os lábios e regiões como a gengiva, bochecha, língua, freio lingual inferior e o céu da boca.

O câncer bucal atinge mais homens do que mulheres, tendo grande prevalência entre os homens acima dos 40 anos.

As principais causas do câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Entre as outras possíveis causas estão:

  • Higiene bucal precária;
  • Exposição excessiva e sem proteção dos lábios aos raios ultravioletas;
  • Exposição a certos materiais como o amianto, óleo de corte, poeira de madeira e de couro, solventes orgânicos e agrotóxicos;
  • Alimentação inadequada, sem quantidades adequadas de vitaminas e minerais, em especial a vitamina C;
  • Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Os principais sintomas de câncer de boca são:

  • Feridas que não cicatrizam nos lábios e/ou na boca e que podem apresentar sangramento ou crescimento;
  • Nódulos na região do pescoço;
  • Sinais esbranquiçados ou avermelhados nas regiões da boca, como gengiva, língua, bochechas e céu da boca;
  • Disfonia (rouquidão).
  • Ademais, em casos mais avançados da condição, o (a) paciente apresenta problemas para mastigar e engolir alimentos, além de problemas na fala, para movimentar a língua e sensação de nó na garganta.

Outra forma de prevenir é fazer, periodicamente, o autoexame, conforme quadro acima. Ao aparecimento de quaisquer dos sintomas mencionados ou se identificar sinais que possam sugerir problemas mais sérios, procure um dos profissionais credenciados da rede Danamed ou uma unidade de saúde.

Se tiver dúvidas ou precisar de alguma orientação, acesse os canais de contato DANAMED. Você pode ligar para a Central de Atendimento da DANAMED, pelo telefone 4000-1698 (atendimento 24 horas), ou presencialmente na sala DANAMED nas unidades Dana em Jundiaí, ou informar-se no ambulatório da unidade de Gravataí.