Hábitos que ajudam a manter a saúde, também no trabalho

13 de agosto de 2022
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Estresse, depressão, ansiedade, burnout: você, provavelmente, já ouviu falar de alguma dessas doenças. Questões ligadas à saúde mental atingem pessoas de todos os gêneros, raças e classes sociais. Segundo levantamento da Previdência Social, os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamento de trabalhadores por doença. Saiba mais:

Em pesquisa realizada pelo International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), em 2018, 72% dos trabalhadores entrevistados diziam estar frequentemente estressados. Entre esses, 32% tem a Síndrome de Burnout.

O Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. Os sintomas dessa síndrome são: sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia; aumento do distanciamento mental do próprio trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e redução da eficácia profissional.

Ao contrário das demais síndromes, a de Burnout é exclusivamente ligada ao trabalho. O crescimento no número de casos levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir, em 2019, a síndrome na Classificação Internacional de Doenças (CID).

E não reconhecer o problema só piora a situação. Segundo o estudo da ISMA-BR, associação integrante da International Stress Management Association, organização internacional de pesquisa, prevenção e tratamento de stress, 90% das pessoas com Burnout alegam seguir trabalhando por medo de demissão.

Especialistas do mundo todo avisam que o estresse precisa ser prevenido e não tratado. Segundo estudos, a depressão, a ansiedade e as taxas de suicídio estão crescendo e se nada for feito a situação vai se tornar uma epidemia e impossível de ser administrada.

A solução também passa pela adoção de algumas posturas organizacionais que podem ajudar a criar um ambiente mais saudável e também mais produtivo, tais como:

  • Combater pressões desnecessárias, situações de assédio e humilhação.
  • Incentivar a colaboração e socialização no trabalho.
  • Respeitar horários de trabalho e descanso. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental.
  • Ter pessoal qualificado para ouvir e ajudar funcionários em situações difíceis – profissionais ou pessoais.

 A saúde emocional é importante para a carreira

Não adianta cumprir todos os prazos, atender todos os pedidos, se isso significa adoecer logo depois. Além de mudanças vindas de cima, é importante que o trabalhador entenda seu limite – e também o dos colegas.

Os cuidados com o bem-estar no trabalho podem começar na sua equipe. Que tal conversar com seus colegas de time e tentar colocar essas dicas em prática?

  • Liste as tarefas e estabeleça prioridades.
  • Delegue mais: não centralize as responsabilidades.
  • Conheça seus limites: aprenda a dizer “não” para evitar sobrecarga.
  • Não extrapole seus limites por períodos frequentes ou prolongados.
  • Se fizer uma jornada mais longa, compense dormindo e comendo bem.
  • Exercícios de respiração para se acalmar: inspire pelo nariz dilatando os músculos do abdômen. Expire contraindo os músculos.

Além disso, vale lembrar sempre das dicas de ouro para a carreira e para a vida:

  • Cuide da sua alimentação, de forma saudável e nutritiva.
  • Pratique exercícios três vezes por semana.
  • Diversifique interesses – tenha passatempos.
  • Consulte seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Veja as recomendações do professor e escritor norte-americano Stephen Richards Covey, autor do best-seller administrativo “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

O ambiente de trabalho é um lugar onde você vai estar na maior parte dos dias da semana. Então é fundamental adotar alguns hábitos de proteção para a saúde nesse espaço. Além dos benefícios físicos, essa atitude proporciona ganhos psicológicos e sociais, como a diminuição do estresse, maior concentração, motivação e integração. O que também significa, claro, um melhor desempenho!

Lembre-se: o trabalho é uma parte importante da sua vida, mas de nada adianta se não for uma vida saudável. Seja feliz na vida e no trabalho.