Vamos cuidar da Saúde mental

22 de outubro de 2020

Como se não bastassem as preocupações normais de nosso dia-a-dia, agora também enfrentamos uma pandemia que afasta as pessoas e impede de estarmos juntos e tocarmos naqueles que amamos. Esta nova situação afeta nossa saúde e pode gerar medo, ansiedade, tristeza e outras sensações ruins. A Danamed ajuda você a enfrentar esse problema.

Saúde é um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”, ou seja, nossa saúde não está relacionada somente com ausência de doenças, mas com tudo que pode alterar nosso bem-estar.

Se diante de alguma doença não hesitamos em procurar um médico para tratar e eliminar os sintomas do mal que nos aflige, o que fazer quando este mal não está no nosso organismo e sim na nossa mente e nos nossos pensamentos? Quem pode nos ajudar?

A Saúde Mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais e, na grande maioria das vezes, ignoramos os sintomas e apenas esperamos que essa sensação ruim passe. Só que o mal-estar que sentimos pode não passar.

Por que a mente adoece?

Devido ao contexto moderno do mundo agitado em que estamos inseridos, tudo muda numa velocidade incrível e isso exige muito mais das pessoas. Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

Uma das grandes questões do Século 21 é o reconhecimento da saúde mental como um elemento de importância dentro do nosso bem-estar. No Século 20 e anteriores, muitas das questões de origem mental ou emocional eram tratadas como “frescura” ou algo que não era digno de importância.

Hoje, a saúde mental ganhou importância, muito por causa do impacto sentido no dia a dia, especialmente agora com as preocupações geradas pela COVID-19, uma situação inédita e que não fazia parte de nossa rotina diária.

Uma das partes mais importantes da saúde mental é como ela acaba se manifestando fisicamente quando não é cuidada. Existem várias doenças físicas que podem ter origens emocionais ou mentais.

Se sua mente não vai bem, ou seja, se você não cuida de sua saúde mental e das suas emoções, seu corpo sofre, pois aquilo que não é resolvido na mente, o corpo acaba transformando em doenças físicas.

Isso é a mais pura verdade e é mais comum do que você imagina! Quantas pessoas têm sofrido constantemente com dores de cabeça, dores musculares, problemas estomacais, palpitações, nervosismo, insônia, enjoo, falta de ar, sensação de aperto no peito, cansaço, tremores, tonteira, problemas de memória, falta de concentração, refluxo, azia, aumento do apetite e outras manifestações física que, por mais que se faça exames médicos, nunca esses exames apontam nada de anormal.

Isso só ocorre pois o sofrimento está presente na mente, sendo fruto de algo que não foi resolvido de forma correta, talvez esteja relacionado a um trauma, uma emoção reprimida, as pressões e o estresse do dia a dia, mudanças repentinas e tudo mais que a mente não está conseguindo lidar, mas que o corpo está  mostrando que precisa ser resolvido.

Esses sintomas acabam minando a saúde mental e por isso surge o adoecimento.

Como cuidar da sua saúde mental?

Se você se convenceu da importância de cuidar da saúde emocional, deve estar se perguntando como cuidar desse aspecto da sua vida. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar nisso!

Essas são pequenas decisões que poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, podem ser a saída para uma mente saudável. Agora, avalie: Como está sua saúde mental?

Não hesite em buscar ajuda para manter e/ou melhorar sua saúde mental.

Lembre-se que assim como seu corpo precisa de ajuda para estar saudável, sua mente também precisa.

Se você cuida de sua mente, de suas emoções, de seus relacionamentos socais e familiares, também está cuidando de sua saúde!

 

Fale agora conosco!