Quer mais saúde? Coma gelatina!

23 de junho de 2021

Alimento número 1 quando o assunto é dieta, gelatina é saborosa, refrescante e de baixa caloria, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controle da glicemia. Conheça os benefícios deste hábito saudável e gostoso.

Quando falamos em dieta é impossível não lembrar que todas as receitas de emagrecimento incluem o consumo de gelatina diet no cardápio. Mas, não é apenas nas dietas para emagrecimento que podemos aproveitar dos benefícios da gelatina para a saúde.

A principal razão para a recomendação de médicos e nutricionistas recomendaram seu consumo é que a gelatina é rica em colágeno, o que a torna um alimento essencial para a manutenção da saúde e da beleza da pele.

A gelatina nada mais é do que uma substância incolor, normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina. Ela é produzida a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e faz parte da estrutura dos ossos e dos tendões.

Além da tradicional gelatina de origem animal, também existe um tipo obtido a partir de determinadas algas marinhas, o ágar-ágar. Como possui origem vegetal, a gelatina de ágar-ágar tem composição nutricional diferente da gelatina convencional e não necessita de resfriamento para endurecer.

Colágeno – Ele é o composto estrutural mais importante do nosso corpo. É encontrado principalmente nos ossos, pele, dentes e tendões e sua principal função é garantir a elasticidade e a sustentação desses tecidos. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, constituindo cerca de 25% de toda a proteína corporal.

No entanto, a partir dos 20 anos ou 30 anos de idade, o corpo começa a reduzir gradualmente sua produção natural de colágeno, e é por isso que, a suplementação dessa proteína é mais do que necessária para repor as perdas naturais decorrentes da idade. E como a gelatina é rica em colágeno, ela ajuda a manter a saúde da pele, ossos, cabelos e unhas.

Mais uma dica: a gelatina é importante na prevenção do surgimento de rugas. Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se começar a cuidar da pele por volta dos 25 anos de idade, para prevenir os danos típicos do envelhecimento e garantir uma pele mais firme e elástica nas décadas seguintes.

Benefícios da Gelatina

  1. Mantém a saúde da pele, dos dentes e dos cabelos
  2. Ajuda na perda de peso
  3. Mantém a saúde dos ossos e das articulações
  4. Auxilia no combate e prevenção da celulite

Mas não para por aí. Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas.

Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.

Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde. Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.

Garantir a saúde e a beleza do nosso corpo é uma tarefa que requer mais do que o consumo a determinados alimentos. É, sobretudo, a combinação de práticas saudáveis adotadas no nosso dia-a-dia, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, uso de protetor solar e hidratante e evitar hábitos prejudiciais à saúde como consumir cigarros, drogas e bebidas alcoólicas.

Dicas

  • Sempre consulte um médico ou um nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.
  • Para deixar a gelatina ainda mais nutritiva, experimente prepará-la com a água do cozimento da beterraba ou então com sucos de fruta, sem adição de açúcar.
  • Você pode acrescentar uma colher de gelatina sem sabor ao shake de frutas para aumentar o teor proteico da bebida e prolongar a saciedade.
  • Caso tenha que optar pela gelatina à venda no supermercado, fique com a versão diet. Ainda que recheada de conservantes e outros aditivos químicos, a gelatina diet não contém açúcar e é uma grande aliada da perda de peso.
  • Experimente utilizar gelatina para engrossar o iogurte desnatado feito em casa.
  • Substituir um lanche mais calórico por uma taça de gelatina diet é uma boa forma de controlar a fome e, ao mesmo tempo, garantir um aporte adequado de proteínas na dieta.
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