Danamed explica como agilizar suas consultas

9 de março de 2021

Selecionou o profissional, hospital ou clínica desejado, compareceu no dia e hora marcados, apresentou o cartão de identificação com um documento com foto, foi atendido e saiu com as recomendações e orientações para cuidar da sua saúde. Rápido e fácil assim! Como conseguir isso? Leia e descubra.

Em geral, ninguém vai ao médico contente e feliz, pois na maioria das vezes estamos com algum sintoma de que algo não anda bem com nosso corpo e só isso já é motivo mais que suficiente para um certo estresse e ansiedade.

Nestas ocasiões, qualquer dificuldade já provoca irritação e reclamações de todo o tipo. Pode ser o telefone do consultório que não atende nas primeiras tentativas, a falta de datas e horários disponíveis que conciliem sua expectativa com a agenda do médico ou clínica e, em alguns casos extremos, até o tom de voz da atendente ou a falta de um bom dia ou boa tarde já são motivos para deixar mais irritados.

Nestas horas a recomendação é simples: respire profundamente e antes de iniciar os contatos para agendar a consulta, observe alguns procedimentos básicos e bastante simples que podem tornar todo o processo de consulta ou exame médico mais ágil e menos estressante. Vamos a eles:

Etapa 1 – Seleção do prestador de serviço – Se ainda não definiu onde realizará a consulta, exame ou outro procedimento clínico, a Danamed oferece duas ferramentas para auxílio. Estes locais e profissionais podem ser pesquisados na Rede Credenciada publicada na área aberta do portal Danamed na internet ou no App Danamed que você baixa no seu celular.

A busca é totalmente orientada, com escolha por especialidade e localização geográfica. Para auxiliá-lo ainda temos a equipe da Central de Atendimento, que atende no telefone 4000-1698. Este serviço não realiza agendamentos, mas esclarece as dúvidas que você possa ter sobre os serviços disponíveis no seu plano de saúde.

Etapa 2 – Contato com o prestador de serviços e agendamento – Tenha em mãos papel, lápis ou caneta, um calendário e seu cartão de identificação Danamed (pode ser o plástico ou o virtual, ambos contêm as mesmas informações).

Ao consultar e escolher o prestador de serviços você já obteve o nome do médico, clinica, laboratório ou hospital e os telefones de contato. Não fique irritado se não conseguir na primeira tentativa, lembre-se que existem pessoas do outro lado da linha e elas também tem uma série de tarefas a cumprir e um horário limitado para executá-las.

Conseguiu falar com o atendente, use bem o tempo de ambos. Seja breve e educado, identifique-se e explique o que necessita; permita que o atendente dê as informações e seja objetivo para tirar suas dúvidas; anote tudo no papel e, uma vez conciliada as agendas, forneça os dados que ele solicitar para formalizar o atendimento – em geral, seu nome, dados do cartão do plano de saúde Danamed e os meios de contato (telefone e e-mail).

Anote o compromisso em sua agenda e reserve a data. Se puder fazer isso no seu smartphone e programar um alerta, faça isso. Não confie apenas na sua memória.

IMPORTANTE: Se não puder comparecer no dia e hora marcados, avise com antecedência e, se possível, faça o reagendamento. A sua ausência ocupou a agenda e impediu que outra pessoa fosse atendida. Você não gostaria que isso acontecesse com você e nem que alguém fizesse isso com você.

Etapa 3 – Dia da consulta ou exame – Antes de sair para o local do atendimento, confira que tem tudo que precisa – endereço, documento pessoal com foto e cartão Danamed (pode ser o plástico ou o virtual), exames anteriores e receitas de medicamentos que possam ajudar ao profissional de saúde.

Chegue ao local com antecedência, identifique-se, apresente o cartão do beneficiário (carteirinha física ou virtual no app Danamed) e um documento de identidade com foto, certifique que o profissional de saúde irá atendê-lo e aguarde sua vez.

Uma vez na sala de consulta, exame ou outro procedimento clínico, procure saber com o profissional o que será feito e se tiver alguma dúvida, questione educadamente se isso é realmente necessário. Tenha em mente, que você não é um paciente e sim um cliente e como cliente tem direito a informações claras e precisas.

Ao término do atendimento, confira se os procedimentos realizados foram os constantes na Guia de Atendimento e confirme se pegou todos os seus pertences – documentos, cartão Danamed, celular, exames e receitas, solicitações de exames e outros objetos.

Veja se não tem nenhuma dúvida e, se necessário, deixe agendado sua consulta de retorno, não esquecendo de registrar a data e horário em algum lugar – agenda em papel ou eletrônica ou no próprio celular.

Se tiver exames complementares ou outros procedimentos prescritos a serem realizados, repita os procedimentos de agendamento. Escolha o local de realização, faça o contato com o prestador de serviços e agende seu atendimento.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a equipe da Central de Atendimento, que atende no telefone 4000-1698. Alguns exames complementares de alta complexidade necessitam de autorização previa. Informe-se ao realizar o agendamento junto ao prestador de serviço sobre essa necessidade, para que não ocorram atrasos no momento do exame.

Se tiver dúvidas sobre a necessidade dessa autorização, você também pode ligar para a Central de Atendimento da Danamed, consultar a equipe de saúde na sala Danamed em Jundiaí e Campinas, ou informar-se no ambulatório da unidade de Gravataí. Se o caso exigir uma consulta ou avaliação técnica, eles registraram a sua dúvida e o retorno será dado o mais breve possível.

Etapa 4 – Conferência de atendimento no extrato de utilização – Após um período de tempo, verifique o Extrato de utilização das despesas médicas e coparticipação na área restrita do portal Danamed ou no aplicativo Danamed em seu celular, quais serviços foram cobrados e, se quiser, já obtenha o valor de coparticipação que será repassado em folha de pagamento.

Com planejamento tudo fica mais fácil. Mas se tiver alguma dificuldade, use os canais de contato Danamed, estamos a postos para ajudá-lo. Esse é o nosso plano de saúde e não de doenças, feito por gente que se importa com a gente.

 

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