Cuidados no inverno com a sua saúde

11 de setembro de 2020

Chegou a estação mais fria do ano e com ela surgem as doenças oportunistas de inverno, principalmente as doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. Veja como cuidar do seu bem estar e afastar os riscos para sua saúde

Como se não bastasse as restrições e riscos causados pelo novo Coronavirus – Covid-19, a chegada das baixas temperaturas, junto com ar mais seco e a maior permanência em ambientes fechados, favorecem o aparecimento de diversas doenças. Para evitar as doenças típicas do inverno, é necessário adotar alguns hábitos regulares e cuidados.

No inverno, com a diminuição da umidade do ar e maior concentração de poluentes e causadores de alergias, aumenta a disseminação de vírus e bactérias. Além disso, as pessoas tendem a fechar totalmente os espaços, o que potencializa a contaminação desses agentes. Dentre as doenças típicas do inverno estão: Gripe e resfriados, Rinite, Bronquite, Sinusite, Pneumonia, Meningite e Amidalite.

Cada patologia apresenta um quadro clínico, mas os principais sintomas dessas doenças em geral são a febre alta, dores de cabeça, ouvido e garganta, espirros, tosses, coriza, irritação e congestão nasal e falta de ar.

Junto com a adoção de práticas recomendadas para evitar o contágio pelo vírus da Covid-19, como a limpeza constante das mãos, distanciamento social e uso de máscara facial cobrindo nariz e garganta, alguns hábitos simples podem evitar as doenças do inverno:

  • Mantenha-se hidratado – O inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite e alergias.
  • Use soro fisiológico para umidificar as narinas Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas.
  • Alimente-se de maneira saudável – No frio as pessoas tendem a consumir alimentos mais calóricos. Não se esqueça de que frutas e os vegetais oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune.
  • Vacine-se contra a gripe As pessoas costumam ficar mais juntas e em ambientes fechados e isso facilita a transmissão de vírus, como os da gripe. Mantenha seu calendário de vacinas atualizado.
  • Consuma chás e bebidas quentes para aquecer a garganta e use cachecóis.
  • Exercite-se regularmente – As práticas esportivas estão gradualmente sendo liberadas pelos órgãos de saúde municipal e estadual. Atividades aeróbicas, como pedalar, correr ou simplesmente andar aumentam a capacidade respiratória e ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório . Evite exercícios físicos ao ar livre em dias muito frios e secos.

Com estes poucos cuidados, você poderá manter uma melhor condição de saúde e bem-estar, podendo aproveitar melhor seu tempo e realizar suas tarefas do dia a dia com mais disposição.

Cuide da sua saúde nesse inverno e mantenha-se saudável na primavera, no verão, no outono, e siga assim o ano inteiro! E não se esqueça: incentive seus familiares e amigos a se prevenirem também.

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