Comidinhas de praia, perigo a vista para sua saúde

31 de janeiro de 2022
0 Comments

O sol, o mar, a preguiça e um apetite de leão. Essa é uma combinação natural para uma cervejinha, um pastel ou uma porção de camarão frito. Vai dizer que não ficou com água na boca só de imaginar? Mas, essas iguarias nem sempre são seguras para o organismo. Calor, sol e manuseio errado podem transformar os petiscos em verdadeiras armadilhas para nossa saúde. DVeja algumas dicas para ter uma boa temporada na praia sem problemas com sua alimentação.

Durante as férias, um dos maiores prazeres de passar o dia na praia é degustar aquelas comidinhas e aperitivos sem tirar o pé da areia. São dezenas de vendedores ambulantes, barraquinhas e quiosques a sua disposição, com espetinhos, lanches, salgadinhos e outras gostosuras, que atraem pelo aroma, aparência e sabor.

Mas para garantir que você não desperdice nenhum desses preciosos dias é melhor tomar alguns cuidados para evitar problemas com a comida de praia. Um alimento preparado sem as necessárias condições de higiene, acondicionado de forma errada sob o sol escaldante ou manuseado sem os devidos cuidados pode provocar problemas estomacais, intestinais, intoxicação alimentar e outros transtornos.

Geralmente, os casos mais comuns são de intoxicação alimentar no verão. A ingestão de alimentos mal armazenados, estragados e mal preparados, causam, entre outros sintomas, vômitos, diarreias, mal-estar e desidratação.

Evitar o consumo de alimentos cozidos e fritos na praia é fundamental, já que a exposição ao sol e umidade são fatores principais para a proliferação de bactérias, o que aumenta as chances de os alimentos estragarem.  É preciso observar bem onde os alimentos são preparados, a maneira que eles são conservados e manipulados.

Também é necessário prestar atenção nos sinais de higiene dos ambulantes, como o uso de luvas e utensílios pelo vendedor e equipamentos para o transporte dos produtos. Pastéis, coxinhas, empadas e outros alimentos como estes devem estar contidos em recipientes fechados para proteger de contaminantes externos.

Ostras, espetinhos de camarão, milho verde cozido e sanduiches, como cachorro-quente, hambúrguer e misto-quente, devem ser evitados e consumidos apenas se tiver certeza da qualidade dos produtos e higiene do vendedor. Estes alimentos são os campeões de contaminação nas praias e causadores de doenças.

Tome muito cuidado com o gelo que você consumir na caipirinha, raspadinhas e outras bebidas. É melhor só tomar a bebida se o gelo for do tipo que se compra em posto, com um furo no centro. Gelo triturado pode ter sido feito a partir de água reaproveitada e pode causar problemas como diarreia e vômitos.

Dê preferência ao consumo de frutas e alimentos preparados em casa. Faça sanduiches naturais, embalados individualmente e armazenados em bolsas térmicas para consumir na praia. Se comprar sorvetes prefira os que estão embalados em processos industriais e não se esqueça de higienizar as latas de refrigerantes ou cervejas antes de despejar o líquido em um copo, de preferência reaproveitável, para não gerar lixo. Nunca consuma a bebida direto na lata. E por fim, nunca consuma alimentos à base de maionese.

E não esqueça do mais importante: beber muita água para hidratar o corpo. Boas férias, mas sem descuidar da sua saúde.

Leave a Comment