Comece o seu dia com movimento

22 de outubro de 2020

Não requer nenhuma habilidade, espaço ou roupa específica, gasta pouco tempo e agrega muito para a sua saúde e disposição diária. A ginástica laboral é uma atividade simples e rápida que previne lesões, acidentes e ajuda na integração da equipe. Que tal experimentar?

A Ginástica Laboral é o tipo de exercício físico cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Esta atividade ajuda a prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional e a sessão de exercícios duram em média entre 5 e 15 minutos, além de não requerer nenhuma preparação especial.

Com uma atividade de ginástica laboral ou ginástica laboral de pausa, ativamos todos os segmentos do corpo, estimulando a circulação sanguínea, musculatura e articulações, melhorando também o clima organizacional e o relacionamento em grupo. São vários benefícios, como maior atenção, redução da fadiga e do estresse.

 Benefícios

Muitas pessoas não fazem exercícios físicos com a desculpa da falta de tempo e, com isso, reforçam uma rotina de vida sedentária.

E esse não é caso apenas de quem trabalha no computador ou dos trabalhadores que executam movimentos repetitivos durante dias inteiros, mas da maioria das ocupações, mesmo aquelas onde existe a exigência de algum esforço físico.

Com modernas ferramentas e a tecnologia, cada vez menos o trabalho exige movimentos amplos e diversificados. Assim, o trabalhador do século 21 pouco exige de sua musculatura e amplitude articular e, quando é exigido um esforço maior ou repentino numa situação não habitual, isso pode gerar desconforto ou lesões.

A introdução de práticas de exercícios físicos ao longo da atividade laboral traz uma série de benefícios, tais como:

  • Redução da fadiga, do sedentarismo e do estresse.
  • Prevenção de doenças provocadas por repetição, tais como LER (Lesões de Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Melhoria da circulação do sangue.
  • Melhoria de aspectos relacionados aos tendões.
  • Correção da postura.
  • Melhoria de relacionamento entre colegas de trabalho.
  • Melhoria na concentração e no ritmo de trabalho.
  • Aumento de produtividade.

Tipos de ginástica laboral

Ginástica preparatória: com duração entre 5 e 10 minutos, é feita nas primeiras horas do dia de trabalho ou antes de começar. Consiste em aquecimento e/ou alongamento.

Ginástica compensatória: é feita durante o dia de trabalho. Consiste em exercícios de descontração e relaxamento muscular. Também não tomam mais que 10 a 15 minutos.

Relaxamento:  é feito com o objetivo de alívio das tensões ao fim da jornada de trabalho. Uma boa sessão de relaxamento deve ser feita com tranquilidade e respirações profundas e não toma mais que 15 minutos.

Que tal um pouco de prática?
Agora que você já conhece os benefícios e tipos de atividades físicas laborais, que tal um pouco de prática? Um de nossos profissionais de educação física e ginástica laboral, o Professor Alexandre Calixto Martins – o Xande – compartilha conosco um PDF com dicas para que adotemos mais este hábito saudável de vida. Baixe aqui.

Importante: não pratique exercícios mais intensos sem a supervisão de um profissional de educação física credenciado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) e realize uma avaliação clínica com um médico antes de iniciar na prática de esportes ou sessões frequentes de atividades físicas.

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