Alimentação saudável: comida colorida ou só de uma cor. Qual é mais saborosa?

14 de dezembro de 2020
0 Comments

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas comem com os olhos, e isso é uma verdade. Antes de experimentar uma comida, só de olhar, nossa boca se enche de saliva ao ver um prato com alimentos de diversas cores. Mas o que esse arco-íris alimentar do meu prato têm a dizer sobre a qualidade da minha alimentação? A Danamed explica e orienta como virar um artista na hora de comer!

Provavelmente já deve ter ouvido falar da importância de montar um prato colorido nas refeições. Essa é uma das principais regras de uma alimentação saudável: quanto mais colorido, melhor!

Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Ou seja, se temos uma alimentação pouco colorida ou monocromática, acabamos consumindo sempre os mesmos nutrientes. Ao longo do tempo, ficamos com falta de alguns nutrientes e nosso organismo sente os efeitos.

Um corpo com falta de certas vitaminas, minerais e outros nutrientes não funciona direito e afeta diversas atividades do organismo, podendo prejudicar na disposição diária, raciocínio, atenção e, até mesmo, a atividade sexual e a performance nos esportes.

Por outro lado, um corpo bem nutrido funciona de forma otimizada, refletindo esses benefícios de dentro pra fora. Além da energia dos alimentos ricos em carboidratos e gorduras, nosso corpo necessita de proteínas, vitaminas e minerais, que o regulam e são essenciais em diversos processos do organismo, como a construção dos músculos, proteção dos ossos e produção de hormônios.

Por esse motivo, a alimentação saudável é tão importante. Ela assegura mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Seu principal objetivo é fornecer todos os nutrientes que o organismo precisa para ter um bom funcionamento e evitar complicações.

Pratos coloridos são mais saborosos e apetitosos

Tem alguma dúvida. Faça um teste simples na sua casa. Prepare dois pratos: um com alimentos de apenas uma cor e outro com comidas coloridas. Qual parece mais apetitoso? Aqueles que têm mais variedades de cores ou os que têm poucas tonalidades diferentes?

Você provavelmente se sentiu atraído pelos pratos mais coloridos, mesmo que eles contenham ingredientes que você não gosta ou nunca provou, não é mesmo?

Os pratos coloridos conseguem também transmitir uma sensação maior de frescor e de qualidade, nos deixando mais dispostos para prová-los!

Montar um prato colorido é simples e uma forma divertida de garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Para começar, o nosso prato deve ter 5 cores, como as descritas a seguir:

  • Vermelho: tomate, morango, pimentão, pimenta, melancia;
  • Verde: brócolis, abobrinha, abacate, alface, agrião, rúcula;
  • Roxo: berinjela, uva, repolho, beterraba;
  • Amarelo: maracujá, pimentão, abacaxi, melão, milho;
  • Branco: mandioca, batata, alho, cebola, couve-flor, leite;
  • Marrom: carnes e leguminosas, como feijão e grão-de-bico;
  • Laranja: cenoura, abóbora, laranja, acerola, mamão.

Sabendo que, em toda refeição, a gente deve ter alimentos ricos em carboidratos e proteínas, ou seja, branco e marrom, agora basta escolher mais 3 outras cores para incluir no prato.

Pirâmide dos alimentos: ela ajuda a  mostrar quais alimentos devem fazer parte de um prato saudável e quais são as quantidades adequadas de cada tipo.

Por exemplo, a dupla arroz e feijão combinada com uma carne e uma salada de tomate, brócolis, couve-flor e cebola é ótima. Assim como uma massa com molho de tomate à bolonhesa, acompanhado de mix de folhas verdes. Deu água na boca, né.

Outra dica é variar. Quando mais diversificado for o seu cardápio diário, melhor será. Se, no almoço, teve branco, marrom, verde, laranja e amarelo; para o jantar, a sugestão é ter branco, marrom, vermelho, roxo e amarelo, por exemplo.

Monte a combinação que preferir, desde que contemple vários tipos de alimentos saudáveis.

Quem diria que montar um menu saudável fosse tão fácil, apenas colocando mais cores no prato.

Mas atenção, isso só vale para alimentos saudáveis, como grãos, cereais, verduras, legumes, proteínas de boa qualidade e todos os itens que cabem em uma boa alimentação.

É bom avisar, se não vai ter gente se entupindo de chocolates como Confetti, M&M e outros só porque são coloridos.

Outro ponto importante é seguir as seguintes proporções dos alimentos:

  • Metade do prato com vegetais crus e cozidos.
  • Outra metade preenchida com 1/4 de uma porção de proteína animal (carne, frango, peixe ou ovos) e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha) e 1/4 de carboidrato, o como arroz.

Assim, nada de comer um frango inteiro, com uma folha de alface, uma colher de arroz, uma rodela de cenoura e outra de beterraba e dizer que seu prato está bem colorido.

 

Para completar uma rotina saudável, é recomendável fazer refeições a cada 3 horas e praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física.

Mais uma dica: nada de dietas restritivas e exageradas. Se quiser um cardápio específico para suas necessidades, consulte um médico ou um nutricionista.

Leave a Comment