Água: líquido precioso para nossa saúde

14 de maio de 2021

No mês de março comemoramos o Dia da Água. Sabemos que devemos beber água diariamente em quantidades relativamente grandes, não é mesmo? Entretanto, você já se perguntou qual é a função que a água desempenha no nosso corpo? Por que beber água é tão importante?

A água desempenha diversas funções no nosso corpo. Estima-se que 60% do peso total de uma pessoa adulta seja composto de água, que está armazenada no interior da célula e também fora dela, principalmente no plasma. Além de compor nosso organismo, a água promove diversas reações químicas em nosso organismo.

A água também leva diversas substâncias por todo nosso organismo, garantindo que cada célula do corpo receba nutrientes e oxigênio. Isso é possível por intermédio do sangue, que apresenta grande quantidade de água, e leva essas substâncias durante a circulação.

Além de levar substâncias para as células, a água também ajuda a remover as substâncias ruins para que elas possam ser eliminadas. A urina é um bom exemplo desse papel desempenhado pela água, pois é por meio dela que se elimina grande quantidade de substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

Ela também é importante para a regulação da nossa temperatura, uma vez que faz parte da composição do suor. Em dias quentes, quando o suor é eliminado pela pele, ocorre a evaporação, que faz com que nossa temperatura caia em razão da perda de calor. Desse modo, o suor impede que o corpo superaqueça e entre em colapso.

A proteção do nosso corpo também está relacionada com substâncias ricas em água. Um exemplo é o chamado líquido cefalorraquidiano encontrado em nosso cérebro protegendo o encéfalo e na medula espinal.

Desde que somos gerados a água está presente na nossa vida, pois até o parto o bebê fica mergulhado no líquido amniótico, que o protege durante a gestação. Depois que nascemos, a água continua nos protegendo, como o líquido sinovial, em nossas articulações, e as lágrimas, que protegem nossos olhos.

A falta de água em nosso organismo causa sérios danos ao nosso corpo, prejudicando a limpeza e desintoxicação e contribuindo para o aparecimento de inúmeras doenças.

A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina.

Assim, os especialistas recomendam que se beba aproximadamente 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente.

E não adianta ingerir os dois litros de uma vez. Ela deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, em porções e intervalos regulares.

É recomendado entre 1 a 2 copos ao levantar-se, e o restante distribuído nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão.

Por fim, uma curiosidade: você sabia que o ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água?

 

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