Abra os olhos! Cuide da sua visão

23 de junho de 2021

Visão embaçada, olhos irritados e coceira. Estes são sintomas de que você precisa dar mais atenção para a saúde dos olhos. Conheça alguns cuidados que ajudam a preservar a boa visão e protegem nossos olhos, as janelas para o mundo.

Já diz o ditado popular “os olhos são a janela da alma.” Isso é uma verdade, mas, muito mais que uma janela eles são a porta de entrada para agentes perigosos a sua saúde e um dos sentidos mais expostos e afetados pelas agressões do meio ambiente, idade e falta de cuidados.

Audição, olfato, tato, paladar não sofrem tanto ao longo dos anos quanto a visão. Cuidar bem dos seus olhos deve fazer parte da rotina de todos, pois contribui imensamente para a qualidade de vida e bem estar hoje e no futuro.

Conheça alguns cuidados simples e hábitos saudáveis que ajudam a proteger seus olhos e preservar a visão.

1 – Evite coçar os olhos – Esfregar os olhos com frequência pode resultar em vários problemas oculares. A região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente e causar vermelhidão. Sem contar que as mãos acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos, levando a problemas como a conjuntivite. E em tempos de pandemia da COVID-19, pode ser a porta de entrada para o vírus…

2 – Maquiagens e seus cuidados – Usar maquiagem faz parte da rotina das mulheres, mas é preciso alguns cuidados, tais como, nunca dormir de maquiagem, não usar produtos fora da validade, não emprestar maquiagem (é um item de uso pessoal), e sempre lavar os pinceis de maquiagem para prevenir a proliferação de bactérias presentes.

3 – Usar óculos de sol – Óculos de sol não é  apenas um acessório estético, mas também uma proteção contra a radiação solar e, assim, evitar doenças causadas por raios ultravioletas (UVA e UVB). Mas lembre-se: nada de óculos de camelô. Eles devem ter certificado de garantia e proteção certificada, que precisa ir além de um adesivo colado.

4 – Não usar colírios sem orientação médica – Colírios e lubrificantes são medicamentos, por isso devem ser usados apenas com indicação e orientação médica. Muitas pessoas acabam usando para aliviar algum desconforto, mas sem a recomendação de um especialista. E podem causar outros problemas. Remédio, somente com orientação médica – e isso vale para colírio também.

5 – Lavar bem os olhos – Pelo menos uma vez ao dia devemos separar um tempinho para realizar a higiene da região ocular (pálpebras, cílios e os cantos). Ao realizar essa limpeza, estaremos removendo toda impureza e secreções e, consequentemente, evitar coceiras que possam provocar irritações ou até mesmo uma possível conjuntivite.

6 – Controlar o nível de açúcar no sangue – O excesso de glicose no sangue pode gerar sérios problemas de saúde, inclusive à visão, como a retinopatia diabética. Uma doença silenciosa, e que se não tratada corretamente e de maneira precoce, pode provocar hemorragia interna e até mesmo cegueira.

7 – Piscar com frequência – Essa prática de piscar é muito importante para a lubrificação/hidratação da nossa córnea e, consequentemente, evita o ressecamento dos nossos olhos, coceiras, irritações e ajuda a relaxar os olhos.

8 – Olhar para longe – Além de piscar com frequência, outro ponto também muito importante é de olhar para um ponto fixo bem longe durante alguns minutos. Isso ajuda no relaxamento da visão e a prevenir dores de cabeça. É bastante indicada para aquelas pessoas que trabalham na frente do computador por muito tempo. A cada uma hora, pare, olhe para longe e foque em um ponto específico a no mínimo 40 metros de distância.

9 – Tenha uma boa alimentação – Ela é a nossa principal fonte de nutrientes para o organismo. Precisamos ter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em vitaminas A, C e D e zinco, presentes em alimentos como cenoura, laranja, verduras verde-escuras e ovos. Assim como os peixes que também são ótimas opções, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6, que ajudam a preservarem os vasos sanguíneos que irrigam a retina.

10 – Dormir bem – Ter uma boa qualidade de sono é muito importante para a hidratação e descanso dos nossos olhos. O ideal e recomendado é ter de 7 a 8 horas de sono e assim evitar problemas como olhos secos ou vermelhidão.

No trabalho

Segurança vem sempre em primeiro lugar. Use sempre os EPI´s, especialmente os óculos de proteção se em suas atividades houver riscos para os olhos.

Se trabalhar em frente de dispositivos eletrônicos, como telas de computador, monitores, televisão, tablet e celular, o esforço contínuo do foco para perto pode levar ao cansaço visual e dor de cabeça quando usados por tempo prolongado, além de causar outros problemas oculares.

Para diminuir o desconforto, são recomendados:

  • Usar óculos de prescrição para trabalhar (aqueles que utilizam);
  • A tela do computador deve ser posicionada de 15 a 20 graus abaixo do nível dos olhos e de 40 a 75 cm de distância desses;
  • Posicionar a mesa de forma que a janela fique ao lado e não à frente ou atrás da tela;
  • Fazer pequenos intervalos ao longo do dia para descansar os olhos (nada de celular!);
  • Usar lubrificantes, se recomendados por um médico.

Óculos de grau e lentes de contato

Pessoas que necessitam da ajuda das lentes e óculos de grau para correção da visão devem ter alguns cuidados extra. Os óculos de grau são de uso individual, pois cada pessoa necessita da sua própria medida, conforme prescrição de um oftalmologista. Nunca use óculos emprestado, nem use óculos sem que tenha consultado um oftalmologista.

Se usa lentes de contato, é preciso higienizar bem as mãos quando for colocar ou remover as lentes, antes e depois, pois elas acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos. Além disso, devemos também fazer a higienização das lentes de contato e do estojo com produtos específicos que são indicados pelo oftalmologista.

Por fim, periodicamente consulte um oftalmologista. É fundamental em todas as fases da vida, desde o nascimento, na adolescência e após os 40 anos. Além disso, quanto mais rápido o tratamento for feito, caso necessário, melhor será o resultado, daí a importância do diagnóstico precoce. Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos. Quem avisa, amigo é 🙂

Fale agora conosco!