A telemedicina veio para ajudar

23 de maio de 2024
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Poder falar com seu médico sem ter que sair de casa ou recebe-lo em sua residência. Essa é apenas uma das vantagens da telemedicina, que hoje substitui o que antes era só era feito presencialmente. Confira como as consultas virtuais agilizam o atendimento médico e favorecem na manutenção da saúde.

Tudo começou com as atividades on-line substituindo as presenciais, como prática necessária para sequência das aulas escolares e reuniões em função das restrições trazidas pela pandemia de covid-19.

Hoje, as atividades feitas de forma virtual já estão incorporadas aos nossos hábitos e substituem com vantagens o que antes era só era feito presencialmente. Esse é o caso da telemedicina, que se mostra tão ou mais eficiente que as tradicionais consultas presenciais.

Mas a comodidade da consulta online é apenas um dos benefícios da telemedicina. Serviços de saúde on-line estão agilizando os atendimentos e permitindo conectar profissionais de saúde e pacientes em qualquer localidade, independente da distância.

Esse atendimento virtual inicial evita perda de tempo com deslocamentos, reduz a necessidade de enfrentar filas em hospitais e clínicas, além de liberar os atendimentos em hospitais, consultórios e clínicas para situações onde é a presença do paciente é indispensável.

A telemedicina não é um serviço recente, sendo muito utilizada na década de 60 pela Nasa, agência espacial norte-americana, para monitorar os pilotos durante as missões espaciais.

Entretanto, os benefícios da telemedicina ganharam ainda maior evidência a partir de 2020, quando a pandemia trazida pelo coronavírus exigiu que as pessoas evitassem o contato umas com as outras para evitar o contágio pela covid-19.

Nesse mesmo ano, o Brasil aprovou a realização das teleconsultas durante a crise sanitária provocada pela doença, por meio da Lei Federal 13989/20 e hoje, mesmo após a superação das restrições, os serviços de telemedicina ainda não são a preferência da maioria, mas vê o volume de consultas crescendo a cada ano.

Nos grandes centros, dada a disponibilidade de oferta de profissionais de saúde e pontos de atendimento clínico, a telemedicina ainda não é tão valorizada. Mas fora dos grandes centros e, principalmente, em regiões remotas, a telemedicina permite a oferta de serviços em municípios de todos os tamanhos, salvando vidas e agendando outras providências de suporte e socorro em casos mais graves.

Como pacientes e profissionais de saúde não precisam se deslocar, há economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com transporte, alimentação, hospedagem e outras despesas, com a facilidade do médico receber os exames laboratoriais solicitados em arquivos digitais e emitir receitas, prescrição de tratamentos e até orientações a médicos e clínicas de outras especialidades para sequência do atendimento tudo de forma virtual.

Apesar da ampla acessibilidade, o sistema de telemedicina é bastante seguro. Com mecanismos de proteção como senhas e criptografia, as informações do paciente ficam preservada e garantem o sigilo médico-paciente.

E como tudo acontece no mundo virtual, o prontuário eletrônico do paciente (PEP) é salvo na nuvem e fica disponível para consultas futuras e acesso para outros especialista que porventura sejam acionados. Essa versão digitalizada do prontuário físico, facilita o trabalho da equipe médica, evitando que se percam facilmente.

A DANAMED disponibiliza essa facilidade aos seus associados e beneficiários desde meados de 2020, quando foi um serviço muito importante para os atendimentos e consultas durante o período de distanciamento social, e ainda hoje é um recurso bastante utilizado.

Com os recentes acontecimentos climáticos no Rio Grande do Sul, os serviços estão sobrecarregados e o atendimento da telemedicina DANAMED está concentrado no aplicativo de mensagens Whatsapp, pelo (80) 0800-7887 (veja o informe ao lado).

O atendimento está disponível para orientações sobre saúde e consultas por telemedicina e funciona 24h por dia, os 7 dias da semana.

Os beneficiários da DANAMED que necessitam de alguma orientação de saúde são recepcionados pela Central de Acolhimento, que conta com equipes que atuam de forma integrada para proporcionar o cuidado coordenado e humanizado à todos beneficiários.

Ao entrar em contato, você conta com o apoio do time de acolhedores que fazem um primeiro atendimento e já agendam a consulta por teleatendimento junto aos Clínicos Gerais. Caso o médico entenda necessário, a própria equipe da telemedicina faz o devido encaminhamento para a Rede Credenciada ou para o Pronto-atendimento presencial.

Não importa se virtual ou presencial, a DANAMED segue cuidando da sua saúde, chova ou faça sol. Esperamos que você não precise, mas se precisar, conte conosco. Conte com a DANAMED.